"Joal" in Santa Barbara

Wednesday, October 26, 2005

The American Pastime: O Baseball

Tinha pensado falar-vos sobre o baseball, dado que sou um fã do jogo e a época é bem capaz de acabar hoje à noite. Esta noite é o quarto jogo da final entre os Chicago White Sox e os Houston Astros. A série é à melhor de sete e Chicago ganhou os três primeiros jogos. Os jogos têm sido bastante interessantes e tinha pensado falar do que tem passado, mas lembrei-me que quase todos vocês não sabem as regras, por isso é tempo perdido.

Por isso, antes de mais vamos ao jogo e às regras!

1) O terreno de jogo: O campo é composto por um lozango (diamond) com quatro bases em cada vertice (First Base às 3 horas, Second Base às 12 horas, Third Base às 9 horas e Home Plate às 6 horas). Campo de jogo também segue na projecção da primeira e terceira bases. Há um montezinho no centro do lozango também.

2) Objectivo do Jogo: Marcar o maior número de pontos possíveis (daaah!!). Uma equipa marca um ponto quando um jogador der a volta completa ao lozango (de Home Plate a Home Plate, tocando em cada uma das outras bases no processo). Como fazer isso, mais abaixo no post...

3) Composição das equipas: Cada equipa é composta por 9 jogadores, cada um descrito de acordo com a função que desempenha no campo. Assim:

Pitcher (P): É o tipo que esta no monte a lançar as bolas.
Catcher (C): É o jogador que está na Home Plate, agachado para apanhar a bola do Pitcher. Atenção não é o tipo com o taco! Já lá vamos.
First Base (1B): O jogador que está posicionado na primeira base.
Second Base (2B): O jogador que está posicionado na segunda base.
Third Base (3B): O jogador que está posicionada na terceira base.
Shortstop (SS): Tem uma posição móvel no terreno. Geralmente entre a segunda e terceira base ou segunda e primeira base, dependendo se o batedor é canhoto ou não.
Right Field (RF): O jogador que está posicionado na projecção da primeira base, longe do lozango.
Center Field (CF): O jogador que está posicionado na projecção da segunda base.
Left Field (LF): O jogador que está posicionado na projecção da terceira base.

O C, 1B, 2B, 3B, SS são os infielders e o RF, CF e LF são os outfielders.

Os jogadores têm duas funçoes. Defensiva, quando estão nas posições mencionadas e tentam eliminar os jogadores da equipa adversária (como? já de seguida...) e ofensiva quando estão na Home Plate com um taco a tentar acertar na bola lançada pelo pitcher.

4) O Jogo: Composto por 9 partes (chamadas de innings). Cada parte é dividida em duas metades. A primeira (chanada de "top of the inning"), em que equipa da casa defende e a equipa de fora ataca e a segunda (chamada de "bottom of the inning") em que os papéis são invertidos. Normalmente o jogo demora 2 horas e meia.

A troca acontece quando a equipa que defende conseguir eliminar três jogadores da outra equipa. Teoricamente o jogo pode nunca acabar!

Não há empates, isto é, se no fim do nono inning o jogo estiver empatado, o jogo segue até alguém estiver a ganhar no fim de um inning. Por exemplo, ontem o jogo prolongou-se por cinco horas até ao décimo quarto inning, o maior jogo de sempre numa final!

5) As regras: Como disse, o objectivo da equipa que ataca é percorrer o lozango e a equipa que defende eliminar jogadores. O jogador da equipa que ataca tem de tentar acertar na bola lançada pelo pitcher e consecutivamente passar pela primeira, segunda e terceira bases. Pode fazer tudo de uma vez ou não. A equipa que defende procura eliminá-lo. Como? Simples.

Por um lado temos o Pitcher. Ao lançar a bola em direcção do Catcher (o gajo agachado na Home Plate e que parece um guarda redes de hoquei) ele tem de acertar num alvo imaginário (!!!)situado na projecção da home plate. A altura vai mais ou menos do joelho do batedor até ao seu diafragma e a largura é a largura da base marcada no chão. Há um árbitro atrás do Catcher para avaliar se a bola acerta na alvo ou não.

Se o Pitcher acertar três vezes no alvo, o atacante é eliminado. São os três strikes!! Se a bola fosse fora, mas o batedor tentasse acertar e falhasse, conta como se fosse um strike também. De notar que isto só vale se o Catcher apanhar a bola!!

Mas o pitcher não está totalmente à vontade! Se ele falhar quatro vezes o alvo, o atacante avança automáticamente para a primeira base (o Walk). Por vezes, se o pitcher não quer enfrentar um batedor ele pode até deixá-lo avançar de propósito (o Intentional Walk). Também se o Pitcher acertar no batedor, o batedor avança para a primeira base.

O Batedor, ao acertar na bola, tem de tentar colocá-la na projecçao do lozango para ser válida. Se for fora, isto é, para trás, demasiado para a esquerda ou para a direita, a bola não vale e conta como um strike contra si. Mas isto só vale até ao segundo strike. Um jogador não pode ser eliminado por lançar uma bola fora!

Outra preocupaçao da batedor reside na colocação da bola. Se a bola for apanhada pelos jogadores da defesa sem ter tocado no chão, ele é eliminado automáticamente.

Uma vez a bola batida e em jogo, o batedor tem de tentar percorrer o lozango. Ele terá que tentar chegar a cada uma das bases consecutivamente. Os jogadores defensores têm de tentar fazer a bola chegar à base procurada pelo batedor antes que ele lá chegue. Se o batedor chegar primeiro, pode ficar nessa base, se a bola chegar primeiro o batedor é eliminado.

Por vezes as margens entre a chegada da bola e do jogador são muito curtas e há grandes discussões acerca disso!!

Outra forma de eliminar o atacante é se o defesa, em posse da bola, tocar com ela no batedor (tocar, não acertar!!!). A isso chama-se o "Tag".

Se a bola for válida e sair do estádio, é o Home Run e o batedor (bem como qualquer outro jogador atacante que esteja nalguma outra base) marca ponto automaticamente. Mas tem de percorrer o lozango!

Também interessa saber o que fazem os batedores que estão parados na primeira, segunda e terceira bases. Eles têm de tentar chegar à Home Plate. Assim, sempre que o batedor em acção acertar na bola eles têm de tentar chegar às bases em frente. Por vezes até são obrigados a fazê-lo, porque só pode estar um jogador em cada base!

Mas atenção que eles só podem começar a correr para a outra base depois da bola bater no chão ou depois do primeiro defensor tocar na bola (porque assim, o batedor apenas tinha de atirar um balão para o ar, e no tempo que leva a bola a voltar ao campo ele tinha tempo de percorrer as bases todas. Isso não vale!!)

Outra forma de avançar é "roubando" bases. Roubar bases consegue-se aproveitando o tempo leva a chegar do Pitcher ao Catcher. O batedor nalguma das base pode, quando o pitcher lançar a bola, correr para a base seguinte. Se lá chegar antes da bola (lançada para lá pelo catcher) ele pode ficar nessa base.

O post já vai longo, por isso por agora basta. De seguida vem um post sobre as estatísticas e os termos do jogo. Mas só para os alunos mais avançados!!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home