"Joal" in Santa Barbara

Wednesday, October 26, 2005

Baseball, parte deux!

Vamos ás estatísticas e termos do jogo. Isso, confesso, foi que mais me dificultou o entendimento do jogo e fez demorar gostar do jogo. Com efeito, se não perceber o que raio as pessoas estão a dizer e as legendas no ecrã ver o jogo é tempo perdido!

Assim, nos innings temos o termo "out". O termo "out" designa o número de batedores eliminados até ao momento nesse inning. Assim, ou estamos na situação de 0 outs, 1 out ou 2 outs. Ao terceiro out, a metade do inning acaba.

Assim, em relaçao ao Pitcher, temos o "Pitch Count", isto é a descriçao da relação entre strikes e balls (bola fora do alvo) lançados ao batedor em questão. Por exemplo se o Pitcher é dito de estar 2-1, significa 2 balls e 1 strike. Assim, um "count" de 0-2 é bom para o Pitcher, mas se for 3-0 ou 3-1, o Pitcher está f******! Quando temos 3-2, chama-se a isso o full count. Porque mais uma ball é um walk e mais um strike é um strikeout. São geralmente momentos bastante tensos, pois a margem de erro quer para o batedor quer para o pitcher é zero.

Em termos da performance to pitcher, o número que lancamentos efectuados (pitches) é importante. Isto porque normalmente um pitcher aguenta fisicamente lançar 90-120 pitches. Quando ele atinge essa marca é geralmente substituido por outro. Mas uma vez substituido, já não pode re-entar em campo (o mesmo acontecendo com qualquer outro jogador na equipa)! Daí ser uma decisão bastante importante por parte do treinador, por vezes decisiva no desenrolar do jogo.

Durante o jogo, é referido o número de runs permitos pelo pitcher. São os Earned Runs (ER). Qualquer jogador que der a volta e que entrou em campo na sequencia de um lançamento seu é considerado como um run permitido pelo batedor. Mesmo que entretanto o pitcher tenha sido substituido e o jogador der a volta com o novo pitcher em campo, o ER vai para o pitcher que inicialmente o não eliminou!!

Exemplo:

Vamos ver as estatisticas do pitcher principal dos Astros neste ultimo jogo

Oswalt: 6IP, 8H, 5R, 5ER, 5BB, 3K, 1HR, 113-71

Isto quer dizer que o Pitcher jogou 6 innings completos, permitiu 8 hits, enquanto jogou os adversários pontuaram 5 vezes (5 runs), todos de sua responsabilidade (5 earned runs). Concedeu 5 walks, conseguiu 3 strikeouts e um dos hits foi um home run. Fez 113 lançamentos, dos quais 71 foram no alvo (strikes).

Depois há os termo ERA que descreve o comportamento geral do pitcher ao longo da época. Diz qual é o numero médio de Runs concedidos ao longo de 9 innings. Entre 2 e 3 é muito bom. Menos de 2 é muito, muito bom.

Para a batedor as estatísticas referem á sua performance como batedor. Assim, é mostrada a relação entre o número de vezes que se apresentou para enfrentar o pitcher (ät bats") e o número de vezes que lhe ganhou confronto ("hits"). Assim, se disser que o batedor no jogo está 1-4 ("one for four", o que significa, one "hit" in four "at bats") significa que o batedor das quatro vezes que se apresentou para enfrentar o batedor apenas numa vez conseguiu chegar com sucesso a pelo menos a primeira base, isto é, conseguiu aquilo que se chama um "Hit". Contudo, se o batedor beneficiar de um Walk, essa vez não entra na estatística, portanto é como se ele não se tivesse apresentado para bater. Outra estatística são o "Run", isto é, o número de vezes que deu a volta completa ao lozango e o RBI ("Runs Batted In") que refere o número de companheiros de equipa que completaram a volta ao lozango na sequência de batidas suas.

Por exemplo o 3B the Chicago teve a seguinte performance no jogo de ontem

Crede, 5AB, 1R, 2H, 1RBI, 1BB, 0K, 1 LO

Significa que se apresentou 5 vezes ao pitcher (5 at bats), marcou um ponto (1 run), deve dois hits, um membro da sua equipa completou uma volta na sequência de uma batida sua (1 RBI), ganhou um walk ao pitcher (1 BB), não sofreu nenhum strike out e um inning acabou com ele colocado numa base intermédia sem ter conseguido marcar (1 Lost On Base).

Em termos de performance geral, existe a "batting average" isto é a relação entre at bats e hits ao longo da época (em percentagem). Abaixo de 20% é mau. Acima de 30% é bom. Também o número de RBIs e de Home Runs (HR)

Estava agora a falar com uns colegas americanos e eles falaram de umas regras mais obscuras, mas isso ficará para mais tarde para um curso mais avançado em baseball!!

Para os mais corajosos aqui vai um glossário dos termos que me lembrar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home