"Joal" in Santa Barbara

Sunday, February 26, 2006

Portuguese Connection

A comunidade portuguesa em Santa Barbara nao e' muito grande. Alunos de doutoramento ha apenas 5. Sou eu, a Sofia, o Jorge (Fisica), a Susana (Geologia) e o Ricardo (Portugues). Ha tambem uns poucos professores. Um em engenharia, outros no Departamento de Portugues.

A historia do departamento de portugues e' engracado. O poeta Jorge de Sena viveu os ultimos anos da sua vida em Santa Barbara, onde foi professor de 1970 a 1978. O departamento de portugues, na altura chamado de Jorge de Sena Center for Portuguese Studies, foi criado em sua memoria. O departamento e' financiado pela Gulbenkian e o chair e' nomeado conjuntamente pela Fundacao e pelo Ministerio da Cultura. Entretanto houve uma zanga entre a viuva do Jorge de Sena e o Departamento e agora ja nao se chama assim...

Mas isto a proposito que a comunidade portuguesa e' pequena, embora tenha algumas figuras miticas. Como o Antonio. Foi um aluno de Doutoramento em Engenharia de Materiais. Conhecido pelo Surf e pelas festas em I.V.. Quando alguem se apresenta como sendo portugues, quase sempre a pergunta e' "Mas conheces o Antonio?" O que e' bastante confuso para os portugueses acabados de chegar. Havemos de fazer umas T-shirts a dizer: Sim, sou Portugues/Nao, nao conheco o Antonio! Eu conheci o Antonio. Quando cheguei ele tinha acabado de terminar o Doutoramento e tinha tirado um ano a viajar pela America do Sul e pela Asia. Conheci-o quando ele tinha voltado do Chile e ia para o Vietname.

Mas neste quarter a comunidade portuguesa teve um grande aumento. Ha mais tres elementos que estao ca por pouco tempo. O Oscar, um pos-doc em Fisica no Canada esta ca dois meses num workshop no centro de fisica teorica e ha dois visitng phd students, o Vitor e a Helena, no departamento de Media Arts and Technology. Entao enquanto eles ca estao o Jorge lembrou-se de organizar um almoco Tuga todas as sextas feiras. O Oscar e o Vitor sao da Povoa do Varzim e o Ricardo e' do Porto. No ultimo almoco estavamos a discutir a problematica das Caxinas e os seus cidadaos mais ilustres: o Paulinho Santos e o Andre'.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home