"Joal" in Santa Barbara

Sunday, February 05, 2006

Superball "Extra Large"

Hoje foi o dia do Superball. Para quem não sabe do que se trata, é a final do campeonato de futabol americano. É realizado em campo neutro e reune os vencedores das duas conferências da liga profissional, a NFL. Neste ano as equipas foram os Pittsburgh Steelers e os Seattle Seahawks e o jogo realizou-se em Detroit. Esta foi a 40a final, e dado que as finais têm sido numeradas com numeração romana esta era a Superball XL. Daí alguns lhe chamarem a Superball Extra Large...

A Superball é um acontecimento nacional. É como a final do mundial de futebol no resto do mundo. O país para e não se vê ninguém na rua. DE tal foma que no ano passado chegaram a passar um aviso para as pessoas não irem todas à casa de banho nos intervalos que o sistema de esgotos era capaz de não aguentar. A superball tem três atractivos principais, a saber:

1) O jogo.
2) O espectaculo durante o intervalo.
3) Os anúncios de televisão.

1) O jogo. Para que conste eu estava a torcer pelos Steelers. Eles, juntamente com os Green Bay Packers são as minhas equipas preferidas. São uma equipa conhecida pela defesa e com um grande quarterback. Os Seattle são uma equipa mais ofensiva e baseiam o seu jogo no melhor transportador de bola, Shawn Alexander, que foi o MVP da época.

O jogo, como são em geral todas as finais, não foi grande coisa. Os Pittsburgh ganharam 21-10, mas sinceramente contaram com alguma felicidade em decisões dos árbitros (o primeiro ensaio do Ben Rothlisberger e o ensaio anulado a Seattle com o resultado em 0-0) e com algumas jogadas que poderiam ter dado para o outro lado. O jogo facilmente poderia ter acabado ao contrário. Teve contudo momentos XL, como o segundo ensaio dos Pittsburgh, o mais longo "rushing TD" da história das finais.

2) O espectáculo de intervalo foi protagonizado pelos Rolling Stones. Nada de especial. A acústica era má e não pareceu que eles estivessem muito inspirados.

3) Os anúncios. A superball é o programa mais visto na América. Por isso os anúncios são os mais caros de sempre e as companhias fazem anúncios específicos para a ocasião. Trata-se de uma competição dentro da competição. Neste ano, não me pareceu que as coisas estivessem muito famosas. O anúncio da FeDEx estava engraçado, assim como alguns da Bud Light. A Pepsi não esteve grande coisa. No ano passado, aquele do P. Diddy com o camião estava excelente. Mas en geral não pareceram muito diferentes dos anuncios normais. Houve um anúncio com a Jessica Simpson, mas apesar de lhe reconhecer evidentes qualidades, não sou assim grande fã.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home