"Joal" in Santa Barbara

Wednesday, November 07, 2007

Dia no dentista

Hoje não pude acompanhar o jogo do Sporting na Champions. Só segui a primeira parte, mas à uma da tarde tive de ir para o dentista para fazer um "root canal". Acho que o termo português é uma desvitalização.

A operação demorou uma hora e meia. Tratava-se de um dente que ja tinha sido tratado antes, por isso incluia retirar um chumbo. A operação não doeu nada, mas no fim nem conseguia falar. tinha a boca e a língua toda dormente, da anestesia. Estava a falar como um bebado. Ainda bem que não fui mandado parar pela polícia a caminho da Universidade.

A brincadeira ficava em 1355 dólares, mas felizmente consegui auxílio financeiro por parte de um fundo criado pelo Sport and Recreation Facilities juntamente com um senhor chamado Jack Canfield, para auxiliar em despesas médicas urgentes. Ajudaram-me em 1200 dólares. Nestas coisas vê-se um bocado a diferença entre os estados unidos e portugal (e outros países). Cá, as pessoas não esperam que o estado pague tudo. Por isso as pessoas criam fundos e organizam-se para que as coisas funcionem de alguma forma. Por Portugal é o contrário. Como é suposto o Estado tratar de tudo e de toda a gente, as pessoas normalmente estão-se nas tintas.

Já tinha lido algures que nos paises em que o Estado não paga tudo, os níveis de doações privadas de solidariedade social são maiores. Eu acho que é preferível que assim seja. Não só porque acaba por dar quase no mesmo, mas a qualidade dos serviços prestados acaba por ser geralmente melhor e porque o nível de envolvimento das pessoas acaba por ser maior.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home