"Joal" in Santa Barbara

Monday, October 02, 2006

A Cortina de Ferro

Ha uns anos perguntaram ao Marat Safin (o unico tipo com jogo para ganhar ao Federer e sem perder um set) porque e' que ele nao conseguia manter uma regularidade exibicional e emocional nos seus jogos. Ele respondeu que era dificil a um ocidental perceber a mentalidade de um russo porque haviam crescido com referencias diferentes. Por exemplo crescido a ver desenhos animados diferentes.

Lembrei-me imediatamente do Vasco Granja e dos desenhos animados feitos na Polonia e Checoslovaquia que ele mostrava. Que infancia, meu deus!!

Voltei a lembrar-me disso um destes dias quando sai em downtown com uns amigos. Iamos no carro do Andrea e ele tinha gravado num CD as musicas de algumas series americanas que tinham dado ha uns anos atras. Destaco naturalmente o "Justiceiro" e o "A Team". Estavamos todos divertidos a ouvir aquilo, quando a Bibi, bulgara, diz que nao conhecia nada daquilo, nunca tinha ouvido sequer falar destas series. Ate' o namorado dela, o Gokhan, turco, conhecia.

Ai percebi os verdadeiros custos dos regimes comunistas (onde por exemplo os veroes eram passados em campos de ferias do partido comunista, onde, passo a citar, "aprendiamos os valores de compaixao e generosidade") e que afinal a Turquia ainda pode ter esperancas de entrar na Uniao Europeia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home