"Joal" in Santa Barbara

Friday, December 08, 2006

John Stewart e o maradona

Isto a proposito de uma conversa que tive com o Bernardo aqui `a uns tempos.

Nota 1: Eu gosto do John Stewart e do daily show, mas ha um tempo para ca tm me estado a incomodar a notorio enviesamento da sua analise. Outra coisa que nunca gostei dele e' que ele toma o papel de comentador politico serio e diz para as pessoas :"Oicam-me e facam como eu", mas quando e' criticado diz: "O que estas a dizer? Eu nao passo de um comediante". Um bocado cobarde, parece-me.

Entao no acausafoimodificada:

"... Mas o que mais me aborreceu foi a declaração do "propósito cívico" comum a Leno e Jon Stewart (esqueci já o lapso de incluir junto a estes dois génios o Conan). Leno não tem "propósito cívico" absolutamente nenhum! Leno vive para a piada, onde quer que ela esteja, independentemente da fonte, do alvo, do efeito. Jon Stewart tem um objectivo e uma agenda pessoal, que ele, misteriosamente, acha que coincide com o bem da humanidade (e quem tiver uma visão diferente não está a lutar pelo avanço da humanidade e dos americanos em direção ao céu, como ele deixou bem demonstrado na triste figura que obrigou toda a gente a fazer quando simulou ir ser entrevistado àquele outro programa da CNN, quando afinal ia só para dar uma lição de moral, e dizer que, só ele, que estava contra Bush e contra o poder e contra a guerra, é que estava bem, e que eles, bushistas, estavam a prestar um mau serviço ao mundo, ao jornalismo, etc).

No outro dia foi um democrata qualquer que escreveu um livro qualquer ao Jon Stewart. O livro, na essencia, e o pensamento da besta, em mais do que a essencia, explodia em todas as direcções com a mais pura xenofobia, manifestando-se politicamente na luta pela total autosuficiência da economia americana (Salazar), com os habituais apelos a comprar americano, as corriqueiras observações aos indianos e chineses que roubam empregos aos americanos, etc e tal. Por acaso afiou a lingua Jon Stewart? Claro que não. Aquele homem e mais o seu livro estavam ali para lutar contra Bush, não para ser gozado e desmascarado na sua evidente xenofobia e nacionalismo da pior espécie.

Leno não tem, nem de perto nem de longe, esta arrogância e sobranceria, pelo que lhe seria impossivel utilizar o seu dom humoristico para aliar-se a um patife tendo como objectivo a derrota de outro patife. Sendo os dois absolutamente sobredotados, parece-me que Leno está a milhas de Jon Stewart no correcto entendimento que tem do génio humoristico como arma politicamente perigosa (e, no limite, desonesta), pois com facilidade uma boa piada ultrapassa a necessidade do usso da razão de cada um, ajudando mais a deixar impensados caminhos que poderiam ser os nossos do que a fomentar o exercicio da inteligência às nossas visões e decisões no mundo.

Jon Stewart e Jay Leno. Dois génios do humor, sem espinhas. Mas quanto a civismo cívico (digamos assim, uma vez que já estou com sono), Stewart teria muito que aprender com Leno, mas calculo que se sinta bem demais com ele próprio para evitar estar constantemente a exibir a excelente pessoa "cívica" que é."

Lapidar, acho.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home