"Joal" in Santa Barbara

Friday, November 11, 2005

Assustador

Desde há uns dias, a NBC em vários programas tem divulgado partes de uma emissão do Dateline NBC. O conteúdo é verdadeiramente assustador e este é, na minha opinião, um exemplo de serviço público prestado por este canal privado de televisão. O tema desse programa são os adultos, bem apelidados de "predators"- predadores - que andam por salas de chat a tentar encontrar algum adolescente e conseguir arranjar encontros com eles.

O problema da pedofilia está a atingir proporções gigantescas neste país. De forma regular surgem casos de crianças que desaparecem e que mais tarde são encontradas mortas nalgum campo ermo. Mais tarde vem-se a descobrir que foram alvo de agressões sexuais. Felizmente, que me lembre, na maioria dos casos os responsáveis foram apanhados. Neste momento está a sr julgado um tipo que assassinou uma criança de 11 anos. O momento do rapto foi filmado por uma camara de segurança, e o tipo foi considerado culpado, depois do irmão ter testemunhado contra ele. Agora está-se a decidir se se vai aplicar a pena de morte ou não. Isto sem falar dos escândalos envolvendo a Igreja Católica (em particular as Arquidioceses de Boston e Los Angeles).

Voltando ao programa. Os jornalistas contactaram uma organização de cidadãos que costuma "patrulhar" salas de chat fingindo ser crianças para apanhar tipos a tentar aliciar crianças. Como em vários estados, o mero aliciamento é crime, estes têm conseguido várias prisões e condenações de pedófilos um pouco por todo o lado nos EUAs. Então os jornalistas passaram uma ou duas semanas com eles e montaram uma casa toda artilhada com câmaras de segurança.

O resultado foi impressionante. O número de pessoas dispostas a encontrar essas crianças eram tantas que o problema era arranjar tempo para conseguir arranjar os encontros. Desde um rabi, um médico, um professor, um sargento do exército, a lista era enorme. O esquema depois segue assim: depois de entrar, os tipos são confrontados pelo repórter, que lhes pergunta o que estão ali a fazer. Alguns ainda ficam para conversar, outros fogem logo.

O caso mais doentio (por que doentio são todos os casos) era de um condutor de autocarro. Na conversa no chat room, o tipo a fazer de criança sugere que quando ele entrasse em casa, o fizesse em roupa interior. Para espanto de todos, o tipo aceita. Mais, o tipo diz que não usa roupa interior, por isso propõe entrar nu! No dia seguinte, assim faz. O tipo entra pela garagem, despe-se e entra pela cozinha dentro nu. Nisto o reporter aparece, dá-lhe uma toalha e confronta-o com a insanidade da situação. Após alguns minutos de conversa, o tipo, pensa-se, totalmente humilhado sai da casa. Espera-se que tenha aprendido a lição. Mas não, no dia seguinte, o mesmo sujeito está de novo num chat room. É de novo enrolado e combina um outro encontro, agora num McDonalds. E o tipo aceita! De novo apanhado pelo mesmo repórter à entrada do McDonalds, ainda tenta negar, mas depois usa a desculpa típica, usada por muitos outros:"Preciso de ajuda! Estou a começar a ver um psiquiatra!". Treta.

O pior da história é que a policia do county onde isto aconteceu diz que não pode fazer nada. Mas pelo menos para estes, já se sabe o nome, a profissão e a morada.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home