"Joal" in Santa Barbara

Tuesday, October 31, 2006

Bayern - Sporting live PT 11.30 ESPN2

Asurpresa do dia foi a transmissão em directo do Bayern-Sporting na ESPN2.

A ESPN costume transmitir um jogo da Liga dos Campeões em cada dia de competição. Como é natursl, esperava que hoje fosse o Barca-Chelsea, mas de manhã recebo um email desesperado do Eduardo Raposo (o Chair do Depto de Português) a me perguntar se tenho o ESPN Deportes ou se sei quem tenha. Para quem não sabe, que julgo ser todos, o Eduardo é fã do Belenenses e do Chelsea. A razão era que o Chelsea ia dar na ESPN em espanhol, um canal que só se tem se se comprar todos os canais da Cox ou o pacote latino (obvio nem tenho um, nem outro).

Então fui ver na net que jogo ia dar, e não é que é o Sporting!

Fui ver o SCP no UCen, no novo ecran gigante HD que eles lá têm. Fui mais cedo para garantir que o canal era o que eu queria, porque o jogo se calhar não seria o mais popular de entre as vária escolhas. Topei um gajo com uma camisola do Bayern e lá criamos um movimento de fundo e mudámos o canal.

Com o jogo a decorrer um professor argentino de psicologia começou a mandar vir, que queria o Barcelona. Fizemos um acordo, que se fosse possível a gente mudava de jogo na segunda parte, mas tinha de ser ele a se desenrascar. Felizmente no intervalo lá estava o tipo a mudar os canais até se descobrir que a UCSB não subscreve o ESPN Deportes. Boa!

Acerca do jogo: a segunda parte foi bem melhor do que a primeira, ao que não é alheia a entrada do Farnerud e a saida do Paredes. Na primeira parte a equipa foi completamente inofensiva, não se conseguindo chegar com números lá à frente.

Individualmente devo salientar que apesar de ser moda criticar o Custódio por tudo e mais alguma coisa, vê-se que ele faz muita falta quando não joga e equilibra a equipa.

O Tello, é certo que este é o ano de fim de contrato, está a merecer a titularidade.

O Paredes não sei o que anda a fazer no meio campo e parece-me que o Farnerud estará a jogar a titular dentro de muito pouco tempo (tinha uma fezada no tipo sem nunca o ter visto jogar e parece-me que tinha razão).

O Nani tem de perceber que a cada jogo que passa a sua cotação desce. Parece-me também que não valerá muito insistir na renovação de contrato que isso não irá acontecer. A saida dele já foi decidida pelo Jorge Mendes e já está. Mais vale garantir uns 15 ou 20 milhões e para o ano tentar o Bruno Pereirinha e o Pedro Celestino.

O Yannick ainda é muito anjinho. Tinha razão o Veloso quando lhe tinha dito "no ano passado jogávamos com o Detinho, agora..."

Se calhar será bom jogar sem o Liedson um jogo ou outro. Está-se a criar um ponto focal demasiado forte na equipa e parece-me que poderá estar a emperrar psicologicamente a equipa.

Agora, das duas uma: ou se ganha em Milão, ou se empata lá e se espera por uma ajudazinha dos alemães no último jogo. Parece-me mais provável a segunda.

Monday, October 23, 2006

Acabei de ver as imagens e...

... o Miccoli foi bem expulso.

Entao ele tenta dar um soco no jogador de Estrela! O que e' que a nacao benfiquista queria que acontecesse?

Thursday, October 19, 2006

Ainda sobre o Departed

como vos tinha dito, os dialogos sao excelentes. em particular da personagem representada pelo Mark Whalberg, um policia da unidade que coordenava os policias infiltrados. A linguagem e' no minimo colorida. Se nao vejamos:


Colin Sullivan: [Fighting] What the fuck?
Dignam: You motherfucker! Cocksucker!
Colin Sullivan: [Fighting back] What the fuck did you say you cocksucker? What the fuck did you fucking say?
Dignam: Your mother's cunt! Your mother's cunt!
------------------------
Dignam: Maybe, maybe not. Maybe fuck yourself.
------------------------
Ellerby: Go fuck yourself.
Dignam: I'm tired from fucking your wife.
Ellerby: How is your mother?
Dignam: Good, she's tired from fucking my father.
-------------------------
Oliver Queenan: We deal in deception... do you know what I mean when I say that?
Billy Costigan: As a matter of fact, I do. I...
Dignam: No, you don't know. Because if someone like you knew what we did, that would make us cunts. Are you calling us cunts?
-------------------------
Dignam: I'm the guy who does his job. You must be the other guy.

Sunday, October 15, 2006

The Departed (The Depa'ted)

Ontem fui ver o novo filme do Martin Scorcese, The Departed. O filme para alem de ser realizado pelo Scorcese, tem um cast de luxo: Jack Nicholson, Matt Damon, Leonardo di Caprio, Martin Sheen, Mark Whalberg, Alec Baldwin.

A accao passa-se em Boston, e gira 'a volta da personagem do Jack Nicholson, Frank Costello que e' o lider da mafia local. E' acerca dele, de um agente infliltrado na organizacao dele (di Caprio) e de um policia bem colocado que esta ligado a Costello (Damon).

O filme e' fantastico. Os desempenhos sao muito bons, de toda a gente (inclusivamente do di Caprio, que nunca me tinha convencido, se calhar pelas memorias do Titanic). Os dialogos sao excelentes, todos feitos com um sotaque de Boston impecavel (em que nao se dizem os "erres" e os "agas"), pois sao todos descendentes de irlandeses e da zona pobre de Boston (mesmo os policias) e cheio de palavroes a sair mais rapido que tiros de uma metralhadora. A historia esta muito boa, e no meu caso, nao fazia a minima ideia como haveria o filme de acabar.

E quando o filme acabou fiquei sem palavras durante uma meia hora.

Muito bom, se calhar candidato a muitas nomeacoes para Oscares. A nao perder.

Saturday, October 14, 2006

Prémio Nobel da Paz

Prémio Nobel mais merecido que me recorde. Um exemplo de muitas coisas esquecidas nos dias de hoje, mas que não me apetece citar todas. Apenas a mais importante: que a pobreza não é buraco de onde não se consiga sair, desde que não se trate os pobres como coitadinhos e os trate como pessoas capazes de resolver os seus problemas com os seus próprios meios e capacidades. As esmolas só perpetuam a pobreza e não resolvem problemas.

A propósito, o que diz isso acerca de "afirmative action"?

Thursday, October 12, 2006

Novo computador

Finalmente cheguei-me `a frente e comprei um novo portatil. O anterior ja estava fora de combate faz quase meio ano e, de facto, estava a fazer-me alguma falta. Isso de so' ter computador no departamento matava-me as noites em que queria trabalhar em casa e ja me chateava de passar horas no computer lab,

Assim, seguindo conselho do Joao Dias, decidi-me pelo Toshiba Satellite M105-S3064. A brincadeira ficou-me por 1200 dolares, mas vai valer a pena concerteza. O bicho chega daqui a 7 dias uteis.

Thursday, October 05, 2006

Época desportiva começa com polémica

Não se trata da Superliga Betandwin, mas sim da época de intramurals aqui na UCSB. Quando o Ali e o Niels foram tentar inscrever a nossa equipa, todas as vagas já haviam sido preenchidas e não nos pudemos inscrever. Cheira-me a cabala e parece-me que foi um golpe de secretaria.

Os meus colegas não conhecem a figura jurídica, mas estou a pensar intrepor uma providência cautelar... Eles não sabem com quem se meteram...

Wednesday, October 04, 2006

Incontornavel

A blogosfera tem-se tornado previsivel nestes tempos. Os temas costumam ser sempre os mesmos e os intervenientes repetem-se. Por isso e' sempre refrescante quando aparece um blogue que abana as fundacoes da blogosfera e questionam tudo aquilo que achamos certo e nos fazem colocar as questoes fundamentais do nosso ser.

Tudo isto a propostio do novissimo

http://cabelinhoapaulobento.blogspot.com

Vao ver que nao se irao arrepender.

Monday, October 02, 2006

Uso devido do youtube.com

João, em vez de andares a usar o Youtube para ver lixo,vai lá ver os episódios do Conan, o rapaz do futuro. Está um espanhol a por os episódios um por um. A boa notícia é que os episódios não estão dobrados. Estão em japonês tal como nos lembrávamos deles. A má notícia é que ele colocou legendas em espanhol por cima das legendas em inglês. Enfim, do mal o menos.

A Cortina de Ferro

Ha uns anos perguntaram ao Marat Safin (o unico tipo com jogo para ganhar ao Federer e sem perder um set) porque e' que ele nao conseguia manter uma regularidade exibicional e emocional nos seus jogos. Ele respondeu que era dificil a um ocidental perceber a mentalidade de um russo porque haviam crescido com referencias diferentes. Por exemplo crescido a ver desenhos animados diferentes.

Lembrei-me imediatamente do Vasco Granja e dos desenhos animados feitos na Polonia e Checoslovaquia que ele mostrava. Que infancia, meu deus!!

Voltei a lembrar-me disso um destes dias quando sai em downtown com uns amigos. Iamos no carro do Andrea e ele tinha gravado num CD as musicas de algumas series americanas que tinham dado ha uns anos atras. Destaco naturalmente o "Justiceiro" e o "A Team". Estavamos todos divertidos a ouvir aquilo, quando a Bibi, bulgara, diz que nao conhecia nada daquilo, nunca tinha ouvido sequer falar destas series. Ate' o namorado dela, o Gokhan, turco, conhecia.

Ai percebi os verdadeiros custos dos regimes comunistas (onde por exemplo os veroes eram passados em campos de ferias do partido comunista, onde, passo a citar, "aprendiamos os valores de compaixao e generosidade") e que afinal a Turquia ainda pode ter esperancas de entrar na Uniao Europeia.